Rádios estão autorizadas a reduzir potência em 30%


Compartilhe com seus contatos!

  Da Redação | redacao@rioradiosonline.com.br | Sábado, 25 de setembro de 2021, às 23:47

Medida garante colaboração do setor com a economia de energia elétrica, necessária devido ao período de estiagem que afeta o Brasil

Rádios estão autorizadas a reduzir potência em 30%

As emissoras de rádio e TV de todo o país já podem operar com potência até 30% menor do que a autorizada. Foi publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, a portaria 3.567 do dia 13 de setembro, que atende uma solicitação da radiodifusão brasileira. A medida garante colaboração do setor com a economia de energia elétrica, necessária devido ao período de estiagem que afeta o Brasil. 

O pedido da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e associações estaduais ao Ministério das Comunicações garante que “as estações dos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, e de retransmissão de televisão e de retransmissão de rádio, possam operar com potência de transmissão reduzida, em razão da crise hídrica que assola o país”.

Segundo o diretor técnico da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) Roberto Lang, a medida garante uma grande ajuda do setor no enfrentamento ao problema da estiagem que afeta a geração de energia elétrica brasileira. Além disso, traz benefícios para o próprio radiodifusor, que vai poder economizar na sua conta de luz.

“A medida impacta de forma substancial principalmente as emissoras de grande potência e FM, sem prejudicar tecnicamente a cobertura dessas emissoras”

, afirma. 

Para Lang, a portaria vai certamente ajudar muito o país a enfrentar a crise hídrica se todas as emissoras efetuarem essa redução.

“Se só no Paraná as emissoras de rádio e TV aderirem, o impacto será grande para o país. Acredito que tenhamos uma redução substancial do consumo, principalmente nas horas de pico, entre às 18h e 21h” .

 A portaria já está em vigor e tem validade por seis meses. 

Link Portaria: 

https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mcom-n-3.567-de-13-de-setembro-de-2021-346951876

Com informações Aerp


Compartilhe com seus contatos!


Deixe um comentário


Role para baixo e deixe um comentário ou diga-nos de qual localidade você está acessando nosso site.

(Após longos anos, ativamos novamente os comentários. Não hesite em comentar!
Os comentários contendo links serão excluídos)

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال